Pesquisadores medem o valor de um sorriso


Pesquisa da Universidade Bangor, no Reino Unido, demonstrou cientificamente o efeito de um sorriso genuíno em uma decisão.
Foram analisadas as reações a dois tipos de sorriso: o genuíno e o polido. A diferença entre os dois tipos de sorriso foi definida pela presença das linhas de expressão que aparecem ao redor dos olhos durante uma risada autêntica.

Os cientistas fizeram um experimento em que estudantes jogaram um game contra oponentes computadorizados, com chances altas e baixas de ganhar dinheiro, o que os fazia sorrir genuinamente e polidamente. Nas fases mais avançadas do game, os pesquisadores pediam para as pessoas escolherem seus oponentes. Os resultados mostraram que a avaliação dos jogadores era influenciada pelo tipo de sorriso.

A coordenadora da pesquisa, Danielle Shore, da Escola de Psicologia da Universidade Bangor, diz que as pessoas preferiram oponentes que sorriram genuinamente, mesmo que isso esteja significasse uma chance menor de vencer no game.

Danielle fez com sua equipe um cálculo para quantificar o valor de um sorriso genuíno: um terço de penny (centavo de libra). Apesar de ser um valor baixo, os pesquisadores observam que uma rápida interação pode ter de 10 a 20 sorrisos.

Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico Emotion, da Associação de Psicologia Americana.

Fonte: National Geographic

0 comentários:

Postar um comentário