Cientistas descobrem como beija-flores bebem água

Um vídeo que captura os frames precisos de imagens em alta velocidade foi capaz de mudar o que se sabia até hoje sobre como beija-flores bebem água. Até então, pesquisadores afirmavam que a língua do pássaro tinha canais em formato de tubos que sorviam o líquido por ação capilar, de forma passiva. Isso era um conceito inquestionável há mais de duzentos anos.

De acordo com um estudo divulgado pela revista Wired, os beija-flores conseguem curvar a língua para que ela puxe o líquido para dentro, fazendo uma espécie de "armadilha".

“A primeira vez que vi o vídeo, fiquei maluco", afirmou o pesquisador Alejandro Rico-Guevara da Universidade de Connecticut, e co-autor do estudo publicado na última segunda-feira na National Academy of Sciences. “Eu estudei a estrutura da língua em detalhes, mas não sabia que ela era capaz de fazer isso”.



Os beija-flores tem asas que batem cerca de 90 vezes por segundo, e mais de 1200 batimentos cardíacos por minuto, o que os torna dependente de uma dieta altamente calórica (no caso, o néctar, nada de fast food!). Eles conseguem consumir até mais que o peso do próprio corpo todos os dias. Há registros de um beija-flor que pesava 3 gramas e bebeu 43 gramas de água com açúcar em um dia, ou seja catorze vezes o peso de seu próprio corpo. Para isso, a língua precisa ser super-potente.Os pesquisadores ainda precisam explicar como os pássaros conseguem engolir: "Para beber, você deve engolir. Isso ninguém ainda tentou explicar como eles conseguem. É considerado mágica", afirmou Rico-Guevara. Essa pesquisa pode até embasar estudos de esponjas e esfregões mais eficientes, previu o cientista.

Fonte: Revista Galileu

0 comentários:

Postar um comentário