Focas usam seus bigodes para escolher comida

Com a ajuda de seus bigodes sensíveis a vibração, focas são capazes de achar comida na água turva, revelou um estudo da Universidade de Rostock, na Alemanha.

Outra descoberta da pesquisa foi que as focas, com seus bigodes, conseguem diferenciar o tamanho e o formato de peixe a partir de seu rastro na água.

O pesquisador Wolf Hanke, responsável pelo estudo, e sua equipe, treinaram uma foca chamada Henry. O animal foi ensinado para pressionar alvos de acordo com o tamanho da presa. Henry, com os olhos e ouvidos tampados, conseguiu diferenciar presas com nadadeiras com diferença de até 2,8 centímetros de largura.

Os cientistas fizeram o teste com Henry utilizando peixes robóticos, com nadadeiras de diversos formatos: triangulares, cilíndricas, planas e onduladas. A foca distinguiu as nadadeiras planas das cilíndricas, as planas das onduladas e a onduladas das cilíndricas. Porém, teve dificuldades de diferenciar as nadadeiras triangulares das onduladas e das cilíndricas.

Outro teste foi feito na pesquisa, variando a velocidade dos peixes robóticos, para fazer com que a foca identificasse a presa somente pelo seu rastro, sem considerar sua velocidade. Henry conseguiu fazer a identificação das presas, mas com um pouco menos de acuracidade.

O estudo foi publicado no periódico científico Journal of Experimental Biology. 

Fonte: National Geographic

0 comentários:

Postar um comentário