Astrônomos descobriram que houve expansão na atmosfera de Plutão

Após dez anos de estudos, astrônomos descobrem elevações na quantidade de monóxido de carbono encontrado na atmosfera do planeta anão.

Até pouco tempo Plutão era o nono planeta na composição do nosso sistema solar, mas foi reduzido a categoria de planeta anão. Os resultados obtidos através de observações realizadas com um telescópio no Havaí revelaram que houve uma intensificação dos sinais de CO (monóxido de carbono). O gás encontrado está a uma temperatura média de -220° Celsius.

Anteriormente acreditava-se que a atmosfera de Plutão tivesse uma extensão máxima de 100 quilômetros, mas com a atualização dos dados decorrentes das novas observações se constatou que a superfície atmosférica se estende por cerca de 3000 quilômetros. Os pesquisadores acreditam na hipótese de uma expansão da atmosfera do planeta anão ou em uma maior abundância de monóxido de carbono.

A superfície de gelo de Plutão é composta por nitrogênio, metano e CO; os gases são formados em função do aquecimento do sol. Na última década os compostos gasosos do planeta anão aumentaram repentinamente e repetidas vezes. Fato que surpreendeu os astrônomos, que defendiam a tese de uma redução da atmosfera do planeta.

No início do ano 2000, os níveis de monóxido de carbono na superfície de Plutão duplicaram; isto evidência mudanças significativas na composição e na densidade da atmosfera. As descobertas foram apresentadas em uma conferência da Royal Astronomical Society. Os astrônomos ainda estão investigando as causas que levaram as atuais mudanças.

Fonte: Jornal Ciência

1 comentários:

muito maneiro

 

Postar um comentário