Pesquisa mostra que o DNA pode funcionar como uma antena


Intrigados a respeito dos mecanismos empregados pelas bactérias na transmissão de sinais, cientistas desenvolveram novo estudo o qual pressupõe que os cromossomos executariam funções semelhantes as das antenas, através de um circuito de elétrons que se transporta de gene para gene e cria um comprimento de onda específico.

A hipótese foi defendida por físicos da Universidade de Northeastern que durante a sua apresentação fizeram ressalvas quanto à possibilidade de bactérias poderem gerar ondas de rádio, mas demonstraram através de cálculos baseado nas propriedades do DNA que está característica poderia ser possível.

O relatório que descreve as transmissões de ondas bacterianas foi realizado pelo virologista ganhador do prêmio Nobel, Luc Montagnier. Suas primeiras proposições sobre o assunto foram recebidas com desconfiança pela comunidade científica. Em seu relato foram explicados os impulsos transmitidos por pedaços soltos de DNA; o pesquisador fez ainda associações a respeito das conexões realizadas pelas nanoestruturas em meio aquoso e doenças degenerativas.

A partir deste ponto surgiram questionamentos sobre como estes microorganismos conseguem produzir ondas eletromagnéticas com freqüência média de um kilohertz. De acordo com o cientista a explicação está no movimento executado pelos elétrons através do material genético e a freqüência seria determinada pelo tamanho da molécula de DNA.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário