Caverna encontrada na França revela imagens surpreendentes sobre o Paleolítico.
A Chauvet, caverna descoberta em 1994 conserva uma grande quantidade de obras da arte rupestre pré-histórica. O local possui as primeiras pinturas elaboradas pelo homem que datam de aproximadamente 35000 anos a.C. A caverna possui representada em sua estrutura cerca de 400 animais pintados ou gravados; o acervo inclui mamutes, leões, cavalos, rinocerontes, búfalos e ursos, além de espécies já extintas. Estes animais simbolizavam força e poder.
Esta caverna é a única que cuja arte retrata a vida e as crenças dos povos do Paleolítico. As obras presentes ampliam as percepções dos historiadores e arqueólogos sobre as atividades humanas na pré-história. As pinturas permaneceram intactas e em ótimo estado de conservação por milhares de anos.
Uma descoberta desta importância vem cercada de dúvidas a respeito da autenticidade dos vestígios encontrados na gruta. Quanto a isto os testes com radiocarbono revelaram que Chauvet é um dos grandes santuários da cultura paleolítica. Em dezembro de 1994, meses após a sua descoberta, a caverna foi fechada para visitação e permanece assim até hoje por causa do seu enorme valor arqueológico. No entanto os turistas que visitarem o sudeste da França a partir de 2014 poderão conhecer uma réplica da Chauvet que ficará localizada a cerca de 2 quilômetros da original.
Fonte: Jornal Ciência
0 comentários:
Postar um comentário