O Universo e suas teorias

Todos sabem que nosso planeta é chamado Terra e é parte do Sistema Solar, este que, por sua vez, faz parte da Via Láctea. Mas alguém tem idéia de como tudo isso originou? Existem muitas pessoas curiosas com essa origem e que passaram a criar teorias para entendê-las, teorias porque não existia vida humana naquela época e isso torna difícil ter certeza de como tudo ocorreu.

A teoria mais aceita sobre a origem do Sistema Solar é a conhecida como Big Bang. Nessa teoria, acredita-se que tudo partiu de uma grande nuvem, formada por gases e poeira cósmica, que começou a se condensar cada vez mais próximos, até o momento em que a pressão era tão grande que isto explodiu.
Com a explosão, toda matéria se espalhou e ao passar dos anos foram encontrando-se, onde começou a originar o Sol e os planetas que passaram a orbitá-lo, como também outros corpos celestes como asteróides, cometas, galáxias, estrelas, etc.


No total, temos oito planetas, seguindo a ordem do mais próximo ao Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Desses planetas, os quatro primeiros são de composição sólida, denominados planetas rochosos; enquanto os outros são de composição gasosa, denominados planetas gasosos. Mas, como será que era o planeta que os humanos habitam hoje, naquela época seguida à explosão?

Outra teoria bastante aceita pode ajudar a responder, a Teoria da Terra Primitiva. Provavelmente, o planeta permaneceu por muito tempo de forma inapropriada para a possibilidade de vida, por sua constituição ser principalmente de gás carbônico, metano, monóxido de carbono e gás nitrogênio; assim sendo praticamente ausente a presença de oxigênio, que poderá causar oxidação e destruição destes primeiros compostos, mas como isso não ocorreu, foi possível o surgimento de vida mais tarde.


Junto com esta teoria, existe um Processo de Diferenciação, detalhando diversas transformações que a Terra Primitiva sofreu até que fosse possível a existência de vida na mesma.



Nesse início de formação, existiam muitas atividades vulcânicas, ausência de camada de ozônio e ainda presença de raios ultravioletas, descargas elétricas e bombardeamento de corpos vindos do espaço, o que tornava a Terra extremamente quente.

Os metais mais pesados, como os ferros e o níquel, provavelmente foram o primeiro conjunto que se fundiu, formando uma camada mais densa e progressivamente mais espessa que ao afundar-se, e constituindo o núcleo, na parte central da Terra.

Os materiais silicatos, menos densos, subiram à superfície e formaram a crosta terrestre primitiva.

No período de alta temperatura na Terra, a água esguichava e devido à sua temperatura, permaneceria na alta atmosfera sob forma gasosa. A maioria do carbono e das moléculas de água, que posteriormente constituíram toda a água que permitiu o resfriamento da superfície terrestre, vieram de asteróides que atingiram o planeta. Após seu esfriamento, estas moléculas se acumularam nas regiões mais profundas do planeta, formando oceanos primitivos.

Agregadas à outras substâncias disponíveis no ambiente, arrastadas pelas chuvas até lá; propiciaram mais tarde o surgimento de primitivas formas de vida. Muitas destas substâncias teriam vindo do espaço, enquanto outras foram formadas aqui, graças à energia fornecida pelas descargas elétricas e radiações.

Assim foi a formação da Terra, porém ainda falta falar sobre o surgimento daquele corpúsculo que rodeia o nosso planeta, como será que surgiu a nossa Lua?

A teoria mais aceita explica que quando o planeta já estava quase que totalmente formado, ele sofreu um grande impacto, chocou-se com outro planeta que possuía o tamanho de Marte e atravessou a órbita da Terra.

O planeta que bateu na Terra acabou em estilhaços e boa parte da superfície terrestre também foi para o espaço.

Com o passar do tempo, os grãos foram se juntando para formar rochas mais volumosas, estas também chocavam com outras, criando corpos ainda maiores e por fim, formando nosso satélite, a Lua.

Acredita-se muito nessa teoria, principalmente porque a concentração de alguns elementos que o centro do satélite possui é praticamente igual às camadas mais superficiais da Terra, exatamente as que teriam sido atingidas pela pancada.

Portanto, teorias existem muitas para explicar a formação do universo e as mais aceitas são aquelas que mais se encaixam, como por exemplo, estas que foram citadas.

Texto By: Chris

0 comentários:

Postar um comentário