Como as memórias de infância desaparecem



Qual é a sua memória mais antiga?

Seja qual for, é improvável que você se lembre de fatos anteriores aos três ou quatro anos de idade devido a um fenômeno chamado amnésia infantil, a incapacidade de lembrarmos dos primeiros anos de vida quando adultos. Pesquisas recentes exploram o intervalo de tempo em que as memórias da primeira infância desaparecem ou se tornam mais nítidas. Suas descoberta: quanto mais velha a criança, maior a idade da sua primeira memória.

Em um estudo longitudinal publicado na revista Child Development, pesquisadores fizeram perguntas a 140 crianças de diferentes grupos etários sobre suas memórias mais antigas. A equipe comparou os resultados com o que as crianças disseram dois anos antes para saber como as memórias da infância mudam ao longo do tempo nas várias faixas etárias.

No primeiro estudo e no atual, as crianças deveriam recordar suas três memórias mais antigas. As crianças mais novas geralmente se saíam melhor que as mais velhas ao acessarem memórias anteriores aos três ou quatro anos de idade. No entanto, elas não se lembravam dos mesmos fatos dois anos depois.

As crianças mais velhas, entretanto, apresentavam mais facilidade de evocar as mesmas memórias antigas, mas a idade geral das memórias também cresceu.

Essa tendência sustenta a ideia de que as crianças mais velhas se lembram mais dos mesmos eventos ao longo do tempo, além de ajudar a explicar como a amnésia infantil se altera entre a primeira infância e a vida adulta.

Fonte: Discovery Brasil

0 comentários:

Postar um comentário