Encontrada a galáxia mais distante do Universo

Cientistas da NASA identificam com o auxílio do telescópio Hubble o que se acredita ser a galáxia mais distante do universo.

Denominada de UDFj-39546284 a nova galáxia é uma mancha tênue de coloração avermelhada nas imagens do telescópio espacial Hubble. Seu tamanho é extremamente pequeno quando comparado ao de outras galáxias já estudadas.

O estudo publicado pela revista Nature foi realizado através da avaliação das imagens captadas pelo Campo Ultra Profundo do Hubble. Através das fotografias os cientistas fizeram vários cálculos para identificar a distância do objeto no universo. Os cálculos foram baseados em seu desvio para a cor vermelha, situação que ocorre quando a radiação eletromagnética emitida por um corpo tende ao final do espectro. Os pesquisadores acreditam que a luz enviada pela galáxia levou 13,2 bilhões de anos para alcançar a Terra.

Ainda através de análises das imagens cósmicas do telescópio Hubble foi possível estimar a idade aproximada da nova galáxia, algo em torno dos 480 milhões de anos depois do Big Bang quando o universo possuía apenas 4% de sua idade atual. O anúncio feito pelos astrônomos da NASA supera a descoberta feita por pesquisadores franceses que haviam identificado uma galáxia com cerca de 600 milhões de anos após a grande explosão que originou o universo.

Além de ficarem surpresos com a idade avançada da nova galáxia, os cientistas também não esperavam encontrar evidências de que a formação de estrelas no universo primitivo ocorria de maneira mais lenta do que os modos atuais, esta descoberta foi possível pela ausência de outras galáxias com a mesma idade da UDFj-39546284.

Os astrônomos registraram ainda mudanças significativas relacionadas à quantidade de galáxias descobertas. De acordo com os pesquisadores da Universidade da Califórnia, o universo está mudando mais rápido em um curto período de tempo. Para ter informações que o telescópio Hubble não possui tecnologia para fornecer é preciso aguardar o lançamento do Telescópio James Webb previsto para 2015.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário