Encontrado fóssil de uma formiga gigante


O fóssil de uma das maiores espécies de formigas foi encontrado nos Estados Unidos, localizado em sedimentos de um antigo lago do estado norte-americano de Wyoming.

A espécie Titanomyma lubei tinha cerca de cinco centímetros de comprimento e de acordo com as analises viveu na Terra há cerc de 50 milhões de anos. Segundo os pesquisadores canadenses e norte-americanos em artigo publicado no periódico especializado Proceedings B, esta espécie e típica de regiões tropicais. Esta evidência intrigou os cientistas visto que grande parte das formigas gigantes foi localizada na Europa e na América do Norte. Os especialistas procuraram entender como um animal que necessita do clima quente pra a sua sobrevivência conseguiu resistir ao clima temperado. Após alguns estudos os cientistas formularam uma hipótese relacionada a elevações na temperatura terrestre, uma espécie de aquecimento global que apesar de ter durado pouco tempo foi bastante intenso.


A hipótese afirma ainda que durante este superaquecimento da Terra várias espécies migraram, inclusive a formiga gigante, e atravessaram o Ártico para garantir sua sobrevivência. De acordo com Bruce Archibald – pesquisador que encontrou o fóssil – estes achados auxiliam na compreensão de como as diferentes espécies animais se comportam durante picos de calor.

Até o momento os cientistas ainda não possuem muitas informações a respeito dos hábitos da espécie fossilizada, mas as primeiras pesquisas indicaram que as formigas gigantes tinham asas.

Fonte: Jornal Ciência

1 comentários:

Postar um comentário