Poluição Marinha

                A poluição marinha é definida oficialmente como “a introdução pelo homem, direta ou indiretamente, de substâncias ou energias no meio marinho que resultam em efeitos deletérios como prejuízo aos recursos vivos; prejuízo à saúde humana; dificuldade das atividades marítimas, inclusive a pesca; impedimento da utilização da água para os fins adequados e redução das amenidades”.
            Os oceanos sofrem fortes pressões, como o sustento das indústrias pesqueiras, o lazer e recreação, além de receberem lixo e esgoto da humanidade.
Existe uma superestimação da capacidade do mar em absorver poluentes e lixo. Essa capacidade é, porém, limitada.
            Atualmente, 50% da população mundial está localizada em cidades costeiras ou em regiões próximas. Os lixos nas praias causam sérios danos sobre o ambiente. Os produtos descartados atualmente são constituídos por materiais sintéticos, que podem permanecer no ambiente por muitos anos. Muitos animais marinhos morrem por causa do lixo. Ao jogar lixo em local inadequado pode-se estar contribuindo para o aumento do volume do lixo marinho. O lixo lançado a quilômetros da costa pode converter-se em lixo marinho ao ser transportado por rios ou pelo esgoto.

Tipos de poluição marinha:
    Lixo marinho: todos os restos introduzidos no ambiente marinho como resultado da manipulação ou eliminação descuidada. Flutuar e ser transportado pela água são fatores que facilmente convertem o lixo em lixo marinho. Elementos encontrados com grande freqüência no mar: bitucas de cigarro; pedaços de plástico; pedaços de espuma; sacos plásticos; pedaços de papel; pedaços de vidro; tampas de plástico; latas de bebida; garrafa de vidro; canudinhos de plástico; garrafas de plástico; copos de plástico.


       Derrame de óleo: o petróleo derramado no mar constitui um tipo de poluição importante e preocupante em escala mundial. Tendo em conta que 1/5 da produção provém de jazidas minerais em alto mar e que ocorrem acidentes durante a extração e o transporte de hidrocarbonetos. Estima-se que todos os anos sejam introduzidos nos oceanos, através da ação humana, seis milhões de toneladas de hidrocarbonetos, o que representa uma das causas principais da poluição dos oceanos. Esta poluição tem conseqüências nocivas sobre os recursos vivos, constatando-se uma diminuição do nível de atividade fotossintética das algas e do fitoplâncton.

FFonte: Sabina Wiki

0 comentários:

Postar um comentário