O ambiente marinho


       As áreas litorâneas apresentam diferentes conformações geológicas que foram moldadas através do tempo por fenômenos físicos e químicos, tais como a presença de diferentes minerais nas rochas, a ação das ondas, a dilatação térmica, a ação dos ventos e de alguns organismos que atuam tanto química como fisicamente. Essas mudanças ocorrem, quase sempre, de forma lenta e gradual, permitindo a adaptação das espécies ali existentes.
  Os mares e oceanos apresentam uma profundidade media de 4 km, sendo que a Fenda das Marianas, no Oceano Pacífico, tem cerca de 11 km de profundidade.A temperatura, salinidade e pressão hidrostática podem ser apontadas como os dois principais fatores abióticos das massas d’água oceânicas.
            A temperatura superficial da água varia de acordo com as estações do ano e com a latitude; porém, essa variação é menor do que a observada em ambientes terrestres, pois os oceanos retêm maior quantidade de calor, que é liberado mais vagarosamente do que na terra.
         A salinidade média do mar é de 3,5% (35 partes por mil). Em regiões costeiras, normalmente é menor e tende a apresentar uma variação maior, já que sofre também a influência de rios e da água da chuva proveniente da costa.
           O Homem passou a fazer parte destes elementos que causam mudanças, às vezes definitivas e boas, mas, em geral, definitivas e más, modificando os ambientes num processo muito rápido que não permite a absorção dos impactos e recuperação do ambiente degradado.
            O Brasil, principalmente por suas colossais dimensões continentais, apresenta os mais diversos tipos de litorais e é um país com altíssimo apelo turístico, que nem sempre é bem administrado.

Características da Água Marinha:

            A água do mar é composta de, praticamente, todos os elementos da tabela periódica que ocorrem naturalmente no planeta. No entanto, apenas seis destes constituem mais de 90% dos sais dissolvidos; todos ocorrem como íons. São eles:
- Cloreto (Cl-)
Sódio (Na+)
Sulfato (SO42-)
Magnésio (Mg2+)
Cálcio (Ca2+)
Potássio (K+)
            A água do mar possui 35 gramas de sais para cada litro de água. A maior parte desses sais é cloreto de sódio, NaCl. Na Sabina são controlados diversos fatores físicos e químicos da água dos tanques. São eles: Temperatura, Salinidade, pH, Oxigênio(O2), Nitrato (NO3), Nitrito (NO2), Amônia (NH3), Fosfato (PO4), Reserva alcalina, Cálcio (Ca), Cobre (Cu), Potencial de oxi-redução (ORP), Ozônio (O3) residual e Iodo (I2).
Tipos de Classificações do Ambiente Marinho:

  • Quanto à penetração da luz:
Zona Eufótica: bem iluminada e por isso rica em algas (seres autótrofos) e animais;

Zona Disfótica: pouco iluminada; a “perda” da luminosidade ocorre devido a absorção mais rápida dos comprimentos de onda longos (vermelho e amarelo) e mais lenta dos comprimentos de onda curtos (verde e azul);

Zona Afótica: iluminação totalmente ausente e nenhuma forma de vida capaz de realizar fotossíntese; encontrados apenas seres heterótrofos.

Quanto à profundidade:
Zona Litorânea ou Zona entre marés: região afetada pelas flutuações das marés, ora emersa, ora submersa; é bem iluminada, oxigenada e rica em nutrientes; são abundantes os organismos fixados em rochas, como cracas e mexilhões, altamente adaptados para este modo de vida;

Zona Nerítica: região do mar sobre a plataforma continental; sua profundidade aumenta gradativamente, indo até cerca de 200 metros de profundidade; é a zona de maior importância econômica, pela riqueza imensa de plâncton e nécton, principalmente grandes cardumes de peixe;

Zona Oceânica ou Zona Batial: corresponde ao declive, acentuado, que ocorre após a plataforma continental: de 200 a 2.000 metros de profundidade, ocupando o chamado talude continental; devido à ausência de luz não existem algas e os animais são reduzidos;

Zona Abissal: região de água pouco movimentada e uniformemente fria e onde não penetra luz; estende-se de 2000 metros até as maiores profundezas, com algumas espécies extremamente adaptadas às grandes pressões, à ausência total de luminosidade e à conseqüente escassez de alimento; restos orgânicos das camadas superiores caem lentamente em direção ao fundo, proporcionando o aproveitamento da matéria orgânica pelos animais das camadas inferiores, inclusive servindo como alimento para os animais saprófitos e as bactérias decompositoras; os animais dessa região apresentam bioluminescência, têm visão muito sensível, capaz de responder a pequenos estímulos luminosos, e formas bizarras, como boca e dentes grandes para facilitar a captura das presas, e estômago dilatável.

  • Divisão em sistemas:

Bentônico: É o habitat dos substratos submarinos, quer sejam artificiais, naturais, biológicos ou não-vivos; os organismos que colonizam estes substratos, seja durante toda sua existência ou somente em uma fase do ciclo de vida, são denominados coletivamente bentos; abriga a maior parte da diversidade biológica dos oceanos, além de ser o destino final dos poluentes que são lançados nos mares pelo homem.

Pelágico: Compreende o domínio das massas d’água, colonizado por organismos planctônicos e nectônicos, ou simplesmente plâncton e nécton; abriga os principais produtores primários dos oceanos e a maior parte do pescado capturado pelo homem


      Ecologicamente os organismos marinhos podem ser divididos em:
Plâncton: formado por organismos que vivem em suspensão na água e são arrastados pelas ondas e correntes; dividem-se em fitoplâncton representado por organismos capazes de realizar fotossíntese e, portanto, produtores da cadeia alimentar e responsáveis pela produção de mais de 90% do oxigênio liberado no planeta (algas) e zooplâncton, representado por organismos heterótrofos (larvas de muitos invertebrados, de peixes, pequenos crustáceos, etc.) consumidores primários e secundários da cadeia alimentar e que servem de alimento para diversos outros animais.

Bentos: formado por organismos que vivem fixos (sésseis) ao substrato ou dependem dele para sua sobrevivência, é representado por inúmeras algas e por uma gama variada de invertebrados (esponjas-do-mar, anêmonas-do-mar, corais, vermes, diversos moluscos, caranguejos, siris, estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, ascídeas, etc.) e de peixes (neon-goby, maria-da-toca, etc.).


Nécton: formado por organismos de vida livre que conseguem vencer as correntezas; é representado basicamente pelos polvos e lulas (cefalópodes), peixes, mamíferos marinhos (baleias, golfinhos, focas, etc.) e aves marinhas.

Fonte: Adaptação de Sabina Wiki

0 comentários:

Postar um comentário