Ecossistemas Marinhos - Estuários

           Estuário é a parte terminal de um rio ou lagoa que se encontra em contato com o mar, sofrendo influência das marés e descargas de água doce de terra, possuindo água com mais sais dissolvidos que a água doce e em menor quantidade de sais que a água do mar.  Sempre estão rodeados de terras úmidas, marismas ou terrenos alagadiços com pastos halotolerantes ou pântanos com árvores de raízes aéreas (mangais), rendendo a mais variadas formas.
            Uma classificação comum para os estuários leva em consideração a predominância das influências fluvial ou marinha:

Zona de maré de rio (ZR): parte fluvial com salinidade praticamente igual a zero, mas ainda sujeita à influência da maré;

Zona de Mistura (ZM): região onde ocorre mistura da água doce da drenagem continental com a água do mar;

Zona Costeira (ZC): região adjacente que se estende até a frente da pluma estuariana que delimita a Camada Limite Costeira (CLC).


            Apresenta características ambientais únicas que resultam em elevada produtividade biológica, desempenhando papéis ecológicos de suma importância como exportador de nutrientes e matéria orgânica para águas costeiras adjacentes, habitat vital para inúmeras espécies, zona de alimentação para numerosas espécies juvenis, pontos de passagem para espécies migratórias entre o meio marinho e fluvial, bem como gerar bens e serviços para povos locais. Na primavera, há uma explosão de produtividade e verão uma alta taxa de crescimento. As águas estuarinas são biologicamente mais produtivas do que as do rio e oceano adjacente, apresentando altas concentrações de nutrientes e consequentemente uma proporção de desenvolvimento exuberante da fauna, tanto terrestre como aquática.

0 comentários:

Postar um comentário