Rinocerontes venenosos intimidam caçadores ilegais

No ano passado, javalis radioativos frustraram caçadores na Alemanha. Este ano, rinocerontes venenosos estão intimidando caçadores ilegais na África do Sul.
Como os javalis citados, esses rinocerontes não são alguma mutação da natureza, mas resultado das ações humanas. Mas neste caso, o tratamento tóxico em seus chifres foi intencional.
A Reserva Natural de Leões e Rinocerontes de Krugersdorp, ao norte de Johannesburgo, na África do Sul, descobriu que um medicamento usado para matar parasitas nos rinocerontes também tornava seus chifres tóxicos para os humanos. Recentemente, a AFP relatou o uso desse novo recurso na luta para proteger a vida selvagem.
O tratamento ajuda a evitar parasitas nos chifres, mas causa convulsões e dores de cabeça em qualquer pessoa que consumir um preparado feito com eles. O chifre dos rinocerontes é feito de queratina, o mesmo material das unhas e do cabelo, e é muito valorizado em algumas regiões da Ásia por ser a base de afrodisíacos e remédios tradicionais caseiros.
O medicamento tóxico para os seres humanos também faz os chifres brilharem com um tom de rosa vivo quando passam pelo scanner de um aeroporto, mesmo se forem moídos e estiverem na forma de pó.
"Suas substâncias químicas possuem a dupla vantagem de afastar tanto os parasitas naturais como os humanos, e o efeito dura de três quatro anos”, explicou Lorinda Hern em uma entrevista à agência de notícias SAPA.
"A solução permanente seria acabar simultaneamente com a demanda por rinocerontes”, afirmou Hern.
Mas isso não deve acontecer tão cedo.
A agência de proteção aos parques nacionais da África do Sul relata que 279 rinocerontes foram mortos no país em 2011. A caça ilegal cresceu nos últimos anos, já que foram registrados apenas 13 casos em 2007. Esse aumento se deve ao crescente poder de compra no leste da Ásia, fazendo com que mais pessoas tenham acesso aos chifres de rinoceronte clandestinos, usados em remédios tradicionais e drogas para aumento da potência sexual.
"Campanhas educativas precisam ensinar os consumidores que o chifre de rinoceronte não possui nenhum valor nutricional ou medicinal”, rebate Hern.
Assim como as barbatanas de tubarão, uma campanha de marketing criativa do Viagra poderia percorrer um longo caminho para reduzir a demanda por afrodisíacos com ingredientes retirados de animais. Enquanto isso, os rinocerontes venenosos talvez façam os caçadores e consumidores pensarem duas vezes antes de se envolver no comércio ilegal de chifres.

Fonte: Discovery Notícias

0 comentários:

Postar um comentário