Nova espécie de Rinoceronte Lanoso é encontrada no Tibete


Uma espécie recém-descoberta de rinoceronte coberto de lã que viveu no Tibete a mais de 3,6 milhões de anos pode reescrever as teorias sobre a evolução dos mamíferos gigantes da Era do Gelo.
Os cientistas suspeitam que este rinoceronte liderou as mudanças ocorridas nos animais ao duro clima tibetano. Os descendentes que vieram conseguiram sobreviver ao grande congelamento, graças às adaptações sofridas e que foram originadas por este rinoceronte lanoso.
Segundo especialistas, esta mesma adaptação aconteceu com todos os outros mega mamíferos da era do gelo, como o mamute, a preguiça gigante e o tigre dente de sabre.  Uma pesquisa sugere que o platô tibetano pode ter sido um berço evolutivo para os gigantes da era do gelo.
Muita especulação tem sido levantada sobre a extinção dos mamíferos da era do gelo, mas pouco se sabe sobre suas origens, uma nova pesquisa procura explicar a origem destes animais através do estudo do crânio e mandíbula completa do “Coelodonta thibetana”, o rinoceronte lanoso que foi descoberto no sopé do Himalaia em um local chamado Bacia Zanda.
Uma característica deste animal é um chifre achatado, que poderia ter sido usado como uma pá de neve para revelar a vegetação comestível encoberta pelo gelo. Enquanto o rinoceronte estava lidando com o frio do Himalaia, a maior parte do mundo estava quente. Os continentes do norte estavam livres das enormes camadas de gelo que avançaram em grande parte do globo durante o Pleistoceno.
Uma pesquisa publicada na revista Science, especula que o Ártico e a Antártida podem ter sido um trampolim para a evolução da idade do gelo. O Dr. Wang Xiaoming, do Museu de História Natural de Los Angeles, acredita que em lugares frios como o Tibete, Ártico e Antártida, são os locais onde as mais inesperadas descobertas serão feitas, devido às grandes áreas que ainda não foram exploradas.
A equipe também encontrou restos fossilizados de uma espécie de cavalo de três dedos, o Bharal Tibetano ou “ovelha azul”, o leopardo da neve, texugos e 23 outros tipos de mamíferos. Segundo o Dr. Richard Lane, do National Science Foundation, EUA, as descobertas realizadas esclarecem a origem do rinoceronte lanudo e as adaptações feitas para o frio extremo do período do Pleistoceno e toda a mega fauna que o cercava.

0 comentários:

Postar um comentário