Descoberto o segredo genético que transforma lagartas em zumbis

Assim como em filmes de terror, existem vírus capazes de comandar uma lagarta, ao ponto de fazê-la subir em árvores deliberadamente, caindo em seguida.

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriram quais são os genes que conseguem fazer com que vírus dominem completamente a lagarta monarca.

O ciclo normal de alimentação desta espécie se dá de modo simples: após comer várias folhas em cima de árvores, retorna ao chão para buscar abrigo seguro. O que o baculovírus faz é uma reprogramação em seus comandos naturais, fazendo com que a lagarta permaneça na árvore, não procurando abrigo seguro após a refeição.

A pesquisadora Kelli Hoover declarou na revista Science: “Quando as lagartas são saudáveis e felizes, elas sobem nas árvores durante a noite para se alimentarem de folhas, descendo posteriormente durante o dia para não serem atacadas por predadores. Quando estão infectadas pelos vírus, elas ficam desorientadas, permanecendo em cima das árvores até morrerem”.

A pesquisa demonstrou que em algumas situações, os vírus se proliferam a tal modo que o interior da lagarta “derrete”, tamanha é a infestação viral. Após caírem das folhas, elas podem infectar outras lagartas que passem por cima delas.

O gene responsável pelo efeito “zumbi” é chamado de EGT. Na pesquisa realizada, após a retirada deste gene específico, os vírus não conseguiram controlar o comportamento de nenhuma lagarta.

Vírus não são os únicos que conseguem controlar seres vivos. Recentemente foram descobertos fungos (ver matéria aqui) com a mesma capacidade de infestar o interior de formigas e controlá-las até a morte.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário