Aquecimento do Ártico está liberando na atmosfera substâncias tóxicas presas em gelo e água

O aquecimento do Ártico está liberando na atmosfera substâncias químicas tóxicas que estavam presas no gelo e na água gelada, descobriram cientistas canadenses e noruegueses. Os pesquisadores avisam que a quantidade de material venenoso na região polar é desconhecida e sua liberação poderia "minar os esforços globais para reduzir a exposição ambiental e humana a eles".

De acordo com reportagem publicada no "Guardian", os produtos químicos incluem os pesticidas DDT, lindano e clordano, assim como os bifenil policlorados (PCBs, na sigla em inglês) e o fungicida hexaclorobenzeno (HCB). Todos eles são conhecidos como poluentes orgânicos persistentes (POPs), proibidos pela Convenção de Estocolmo em 2004.

Os Pops podem causar canceres e má formação em fetos. Eles levam muito tempo para se degradarem. Na últimas décadas, as baixas temperaturas do Ártico prenderam as substâncias em gelo e água resfriada. Mas cientistas no Canadá e na Noruega descobriram que o aquecimento global está liberando esses compostos novamente. O trabalho dos cientistas está publicado na "Nature Climate Change".

Fonte: O Globo

0 comentários:

Postar um comentário