Coalas estão ameaçados de extinção no leste da Austrália

Confrontados com a ameaça das doenças e da urbanização, o número de coalas na costa leste da Austrália está caindo rapidamente. Nas áreas mais afetadas, mais de 60% da população da espécie desapareceu nos últimos 10 anos.

Mas, para os ambientalistas que pensam que a reconstrução do habitat poderia reverter o declínio na região, Jonathan Rhodes e seus colegas da Universidade de Queensland, em Brisbane, têm notícias preocupantes. Utilizando dados obtidos pelo monitoramento e rastreamento 220 coalas por quatro anos, seu modelo matemático que prevê o reflorestamento por si só não será suficiente para reverter a sorte da marsupiais.

Eliminar as mortes de coalas atropelados em estradas ou atacados por cães também não vai melhorar a situação da espécie. A prevenção das doenças responsáveis por 59% das mortes conseguiria interromper a tendência de queda na população, mas não há atualmente nenhum tratamento para o víruso que está matando os animais.

Mas nem tudo está perdido. A população de coalas da costa leste da Austrália pode voltar a crescer se as ameaças de doenças, ataques de cachorros e atropelamentos forem diminuidas como um todo. Assim que a população de coalas voltar a crescer, mais árvores replantadas irão ajudar a manter o crescimento.

Fonte: Revista Galileu

0 comentários:

Postar um comentário