Pessoas que dormem pouco podem ser mais alegres e magras, diz ciência

Pessoas que dormiram muito pouco durante a noite ficam irritadas o dia inteiro. Quer dizer, as pessoas normais se sentem assim. Segundo reportagem do Wall Street Journal, cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, identificaram uma espécie de “elite dos sem dormir”, um restrito grupo de pessoas que consideram o sono um desperdício de tempo.

Ao invés de ficarem cansados e mal-humorados, estes indivíduos são enérgicos, otimistas e se contentam com apenas quatro ou cinco horas de descanso por noite. E o melhor é que, em geral, pessoas deste grupo tendem a ser mais magras, a ser capazes de manter dois empregos e a viver sem necessidade de cafeína e energéticos.

Os cientistas estudaram uma família em que a mãe e a filha pareciam ser perfeitamente saudáveis, apesar de terem o hábito de dormir pouco. Testes do DNA das duas mostraram que elas têm uma pequena mutação em um gene chamado hDEC2. Este detalhe, porém, era ausente no DNA dos outros membros da família, que dormiam normalmente.

Para comprovar a relação, os pesquisadores modificaram ratos geneticamente para sofrer a mutação, e estes também passaram a dormir menos. A descoberta pode ser útil para entender como é possível cortar horas de sono sem causar nenhum impacto na saúde, acarretando, por exemplo, na criação de remédios com este fim, mas que não nos prejudicam.

Agora, a equipe de cientistas está estudando o DNA dos “membros” deste grupo que aceitaram ser voluntários. E a maioria destas pessoas compartilha de características invejáveis: são mais magros que a média, muito otimistas e bastante tolerantes à dor física e a transtornos psicológicos.

Fato é que muitas pessoas no mundo dormem menos que o recomendável por noite. Porém, somente de 1% a 3% da população é realmente qualificada para fazer parte da “elite dos sem dormir”.

Outra má notícia: se você aproveita qualquer oportunidade para tirar uma soneca, você com certeza não faz parte deste grupo privilegiado.

Fonte: Revista Galileu

1 comentários:

Aaah, infelizmente não faço parte desse grupo.!
Soneca sempre que posso e stress quando com soono, rs. Totalmte o contrário do grupo ai, mas tá valendo né.! Rs =/

 

Postar um comentário