Os zoológicos e sua importância



Os seres humanos criam animais em cativeiro há, pelo menos, 25.000 anos. A primeira coleção de animais foi, provavelmente, feita pelos egípcios há mais de 4.000 anos. Há 3.000 anos foi fundado, na China, um enorme zoológico chamado de Jardins da Inteligência.
           Os primeiros zoológicos eram coleções particulares, geralmente de reis. O zoológico de Paris, depois da revolução francesa, foi aberto ao público. No passado os animais eram treinados para se exibirem ao público, mas isso raramente acontece nos dias atuais.

Breve histórico dos zoológicos:

A história do surgimento dos zoológicos é marcada por diferentes atitudes humanas em relação aos animais e também pelos papéis que essas instituições exerceram na sociedade e na cultura ao longo da História do Mundo.
            De acordo com os registros históricos os hábitos de colecionar animais em cativeiro vêm desde a Antiguidade. Entre os imperadores chineses, astecas e faraós egípcios, esse costume permaneceu, principalmente, entre as famílias nobres do mundo todo, até o século XVIII, quando foram fundados os primeiros zoológicos na Europa: Viena em 1752, Paris em 1793 e Londres em 1826. O grande interesse por conhecer os animais exóticos e a pouca possibilidade que as pessoas do meio urbano têm de ver esses animais na natureza, resultaram num aumento de zoológicos existentes pelo mundo.
Os primeiros zoológicos pouco mais eram do que espetáculos de aberrações: algumas chegavam a incluir aberrações humanas nas jaulas junto com animais selvagens. O maior zoológico conhecido foi descoberto por exploradores espanhóis quando encontraram pela primeira vez o antigo império americano dos astecas do soberano Montezuma, fanático por animais, que mantinha urna magnífica coleção de aves de rapina e felinos.
            Primeiramente os zoológicos tiveram a função de realçar o poder dos líderes e, na seqüência, proporcionar ao povo o acesso à diversão oferecida pelos animais em exposição.
            De modo geral, os animais selvagens sempre foram muito importantes na vida dos homens, exercendo diferentes funções ao longo dos tempos. Eles já foram, e em algumas culturas continuam sendo, cultuados como deuses e divindades, relacionados ao entretenimento e à diversão, cobiçados por sua carne, pele e outros produtos de caçadas. Atualmente o interesse nos animais selvagens é científico e está intimamente relacionado à pesquisa, à preservação da vida e dos recursos naturais.
            Inicialmente as coleções eram agrupamentos de animais exóticos, acomodados em jaulas pequenas e desconfortáveis. À medida que o tempo passou, os zoológicos foram evoluindo e ficando cada vez mais organizados. Através da pesquisa de campo e de observação dos animais em cativeiro, percebeu-se que havia necessidade de reproduzir o habitat natural proporcionando um abrigo adequado para que pudesse ocorrer à reprodução, bem como possibilitar o estudo de aspectos de comportamento.
Evolução dos zoológicos:
Século XIX
Função: coleções de animais
Classificação: gabinete vivo de historia natural
Tema: Taxonômico
Assunto: Diversidade das espécies e Adaptações para a vida
Interesse: Cuidados e propagação das espécies
Exibição: Jaulas.

Século XX
Função: parque zoológico
Classificação: museu vivo
Tema: Ecológico
Assunto: Habitat dos animais e Biologia do comportamento
Interesse: Manejo cooperativo das espécies e desenvolvimento profissional
Exibição: Dioramas, recintos que tentam reproduzir o habitat do animal (ilusão).

Século XXI
Função: centro de conservação
Classificação: centro de recursos ambientais
Tema: Ambiental
Assunto: Ecossistema e sobrevivência da espécie
Interesse: Conservação holística e Redes conservacionistas
Exibição: Imersão, recintos onde há uma interação do animal com o público (vidros, visitação interna, fotografias, passeios).

Os zoológicos atuais:

Os zoológicos atuais possuem vários objetivos, dentre os quais estão a pesquisa, a preservação e a educação, sendo que a diversão é o menos relevante. Assim, os zoológicos têm o papel de proteger os animais, não de explorá-los.

Porque manter animais em cativeiro?

·         É, para a maioria das pessoas, uma rara oportunidade de conhecer algumas espécies animais;
·         Servem como ferramenta para estudos didáticos e científicos;
·         Há espécies que só existem atualmente graças aos zoológicos;
·      Ressaltam a importância da preservação e conservação dos recursos naturais, sendo importante ferramenta para a educação ambiental.
            Os animais que se encontram em cativeiro têm uma grande importância frente à conservação de sua espécie. Alguns indivíduos selecionados são fundamentais para o trabalho de Educação Ambiental, interagindo com o público e mostrando a importância de cada espécie no equilíbrio ecológico.

Os aquários públicos (que são zoológicos) também ressaltam a importância da convivência harmônica e equilibrada dos mares, rios e lagos e de seus recursos naturais, tornando-se assim, além de uma opção de lazer, uma peça importante e contínua na conscientização da sociedade para a necessidade da preservação do ambiente.

Fonte: Sabina Wiki

0 comentários:

Postar um comentário