Ecossistemas Marinhos - Praia Arenosa

            O ecossistema de praias arenosas pode ser definido, de uma maneira simples, como a região costeira onde as ondas retrabalham ativamente o sedimento. Ele abrange desde o mesolitoral, ou região entre marés, até aproximadamente 20 m de profundidade. O sedimento é constituído basicamente por areia. Apesar da aparência de ser um ambiente homogêneo, há uma grande diferença entre as variadas porções ou zonas de uma praia e entre os próprios ambientes da mesma. Proximidade de costões rochosos, regime de ondas, características do sedimento, proximidade de rios e estuários e frequência de fenômenos meteorológicos como ressacas, estão entre os fatores que determinam o tipo de praia.
            As praias arenosas podem ser classificadas de acordo com a energia de suas ondas em praias mansas, bravas ou intermediárias.

Praias Mansas ou Duras: apresentam um declive muito suave e ondas de baixa energia. Por exemplo: Maceió e Praia Grande;

Praias Bravas ou de Tombos: recebem um forte impacto de ondas com regularidade, modificando o perfil da praia. Como exemplos, existem as praias Sununga e Brava, em Ubatuba.

Praias Intermediárias: possuem inclinação média, sendo que a arrebentação ocorre próximo da praia e o relevo do fundo é caracterizado por bancos de areia regulares, onde quebram as ondas. Por exemplo as praias Enseada e Tombo, na cidade do Guarujá.

Quanto a granulometria do sedimento os animais encontrados nas praias arenosas dividem-se em 3 grupos:

Macrofauna: animais maiores que 1 cm, vivendo em tocas;

Meiofauna: animais que medem de 200 μm a 1 cm, vivendo entre os grãos de areia;

Microfauna: animais com menos de 200 μm.

            As chamadas “praias de tombo” ou “bravas” fazem jus a essa imagem, pois o forte embate das ondas constantemente movimenta grandes quantidades de areia, modificando o perfil da praia e impedindo que muitas espécies se estabeleçam. Por outro lado, as praias mansas ou duras, com o seu declive muito suave, abrigam uma fauna abundante e diversificada. A maioria desses organismos nem mesmo são percebidos, por passarem grande parte do tempo ocultos pela areia ou expostos apenas durante os períodos de maré baixa.

Além dos organismos residentes, aqueles que permanecem durante quase toda sua existência no sedimento, as praias arenosas recebem visitantes ocasionais, tais como gaivotas e maçaricos que exploram essas áreas em busca de alimento.

Fonte: Adaptação de Sabina Wiki

0 comentários:

Postar um comentário