Tubarão branco corre risco de extinção

Habitam o planeta há 16 milhões anos mas hoje o tubarão branco é mais uma na longa lista de espécies em perigo de extinção que podem desaparecer antes de, por exemplo, uma criança poder conhecê-lo.
Celebridades no grande ecrã, muito pelo inesquecível filme de Steven Spielberg e as suas sequelas, estes animais de tamanho descomunal são afinal vítimas de massacres apenas por uma sopa ou por um pequeno pingente feito com os seus dentes.
O perigo de extinção não afeta só o tubarão branco. Um estudo recente mostra os graves problemas que enfrentam outras espécies de tubarões por causa da pesca na Grande Barreira de Coral na Austrália, e no declínio generalizado em todos os oceanos.
Escreve o jornal espanhol “El Mundo” que conforme publicado no “PLos ONE”, os biólogos Hisan Mizue, Sean Connolly e William Robbins, da Universidade James Cook, na Austrália, afirmam que em cinquenta anos as populações de tubarões caíram devido à pesca.
Connolly reconhece que é difícil ter números precisos sobre quantos desapareceram, mas, diz o biólogo, basta fazer uma abordagem na indústria da pesca para saber que a situação é terrível, existem relatórios errados sobre as capturas. Muitos são atirados ao mar depois de mortos.
Apesar das diferentes combinações de dados, o resultado é sempre o mesmo: os tubarões estão diminuindo em todos os oceanos. Contudo, se fossem protegidos as populações poderiam recuperar.
Essa parece no entanto, uma missão impossível enquanto a perseguição continuar ser regra. Na Tailândia, por exemplo, onde cada vez se vê menos tubarões, a sopa de barbatana de tubarão continua sendo considerada uma iguaria nos melhores restaurantes. De acordo com a ONG tailandesa “The Dive Tribes” a frota de pesca do país captura por ano 22 mil toneladas de tubarões para abastecer o mercado interno e exportar para a China. Com o aumento do nível de vida naquele país, são milhões os que agora consomem um produto que anteriormente era consumido apenas por uma minoria.

Fonte: Anda

0 comentários:

Postar um comentário