Gabiões e os oceanos


Gabião, se não ouviu falar esse nome peculiar, ao menos já viu por ai sem saber que era isso:É um estrutura de tela de aço galvanizado, normalmente no formato de um paralelepípedo, que é preenchida com pedras. Estas gaiolas são empilhadas, com travamento, sendo amarradas entre si, formando obras de proteção muito práticas, como muros de arrimo, proteção de margens de rio, etc.”
No caso, falaremos da sua utilização em oceanos, para conter um intemperismo normal, onde o mar faz seu processo natural de trocar os sedimentos, levando alguns encontrados ali nas costas marinha e trazendo algumas lá do profundo oceano. Como visto na imagem abaixo.


Assim, os gabiões são construídos perpendicularmente ou paralelamente às praias, funcionando para barrar os sedimentos tragos pelo mar e evitar a erosão da costa, onde os seres humanos passaram à habitar tão próximo desta que correm o risco de seus pertences serem levados para o oceano por conta de um processo natural.
Mas será que os gabiões realmente resolvem todo o problema?
Em partes ele resolve, conforme o fluxo do oceano ocorre para certa direção, os sedimentos que o mesmo trás ficam barrados pelo gabião, mas desta forma o outro lado do gabião não recebe tanto sedimento quanto este, ou seja, existe uma escassez de sedimento fazendo aparecer novamente a erosão e necessitando da construção de outro gabião. Isso pode ser entendido melhor nas imagens abaixo:

Chennai, India - Antes da erosão costeira

Chennai, India - Após erosão costeira e instalação de gabiões
Caraguatatuba, São Paulo - Alguns gabiões
Portanto, vale a pena rever conceitos e refletir sobre a ocupação humana, afinal os seres humanos também tem sua importância na natureza, como qualquer outro ser vivo, mas será que o mesmo está ocupando a natureza sem causar-lhe danos? Fica a questão.

By: Chris

0 comentários:

Postar um comentário