A fruta que consegue transformar o gosto cítrico em doce

Não confie totalmente no seu paladar, ele pode enganar você. Conheça a fruta com poder de modificar a percepção de sabor dos alimentos.
 Desde muito tempo a ciência nos provou que a sensação de doçura que sentimos ao degustar algum alimento é proporcionada pelos hidratos de carbono, também denominados como açúcares. Nós detectamos os sabores através dos sensores de gosto (papilas gustativas) na língua; mas esses sensores podem ser enganados pelos sabores.
 A Richardella dulcifica um pequeno fruto avermelhado, originário da África Ocidental, tem propriedades de modificar o gosto de alimentos ácidos e minerais diluídos e ácidos orgânicos em um sabor doce, basta mastigarem a polpa da fruta; este efeito tem duração de 1 a 2 horas.
Isso ocorre devido a uma glicoproteína chamada miraculina, composta de 191 aminoácidos e algumas cadeias de açúcares. Inicialmente a miraculina tem sabor azedo para o paladar humano, mas uma vez que a língua humana é exposta a miraculina a percepção do sabor de alimentos azedos ou cítricos torna-se doce por até uma hora.
Uma milésima parte de um grama de miraculina é suficiente para alterar a percepção do paladar humano; alguns pesquisadores acreditam que esta glicoproteína tem capacidade de mudar a estrutura dos sensores de sabor dos seres vivos.
Geneticistas japoneses têm conseguido produzir em laboratório através de engenharia genética, outras plantas produtoras de miraculina. Podemos citar a alface como exemplo.
Esta glicoproteína poderá também ser utilizada pela indústria de adoçantes e alimentos dietéticos. A fruta é largamente usada pelos praticantes de dietas, por ser um fruto com pouquíssimas calorias. Nos Estados Unidos ainda esta em fase de pesquisa para a comercialização e liberação pela FDA.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário