Florestas tropicais são essenciais para biodiversidade, aponta estudo


Florestas primárias são insubstituíveis para a manutenção da biodiversidade tropical, afirmou um estudo divulgado pela Nature, no dia 14 de setembro. A publicação, que foi revelada no site da organização, está prevista para ser publicada na edição impressa da revista.
Foram realizados 138 pesquisas prévias, onde foi constatado que a maior parte das formas de degradação florestal tem um efeito prejudicial enorme na biodiversidade tropical.
Segundo o estudo atual, as florestas secundárias não são capazes de ocupar a lacuna deixada pelas antigas, que são fundamentais para a permanência de muitas espécies.
“Alguns cientistas têm afirmado que as florestas tropicais degradadas são capazes de manter níveis elevados de biodiversidade, mas nosso estudo demonstra que isso raramente ocorre”, comentou um dos autores, Luke Gibson, da Universidade Nacional de Cingapura.
A proteção das florestas primárias deve ser uma das prioridades da conservação mundial, de acordo com o pesquisador. “Não há substituto para as florestas primárias. Todas as principais formas de intervenção [humana] invariavelmente reduzem a biodiversidade em florestas tropicais”, enfatizou.
Florestas tropicais
O estudo afirmou que a dimensão da perda de biodiversidade depende de fatores como região geográfica, grupos taxonômicos e tipo de intervenção humana.
De acordo com a pesquisa, as florestas tropicais com pouca ou nenhuma intervenção humana estão diminuindo devido à conversão e a degradação de atividades antrópicas. Em muitas regiões têm sido substituídas por plantações, pastos ou florestas secundárias.

Fonte: EcoDesenvolvimento

0 comentários:

Postar um comentário