Nasa encontra evidências de água corrente em Marte

O programa de exploração de Marte, realizado pela Nasa, revelou a possibilidade de haver água corrente em Marte. De acordo com a agência espacial americana, o programa está indicando que o Planeta Vermelho pode ter algum tipo de vida.

A sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter registrou imagens do planeta durante suas quatro estações e constatou a aparição de manchas negras, que se expandiam entre o fim da primavera e o início do verão e diminuíam no inverno, reaparecendo na próxima primavera.

Os pesquisadores acreditam que a possível água existente em Marte seja salgada. Uma característica principal faz os cientistas defenderem essa tese: o sal diminui a temperatura de congelamento da água. Locais com correntes de água ficam quente o suficiente para que o líquido, tão salgado quanto o dos oceanos terrestres, não congele. Se a água fosse doce, congelaria com as temperaturas registradas durante a pesquisa.

As correntes de água têm entre 45 centímetros e 4,5 metros de largura e centena de metros de extensão. Apesar de finas, alguns locais possuem mais de mil correntes individuais em sequência.

Veja outras fotos com evidências de existência de água corrente em Marte no site da Nasa.

Fonte: National Geographic

0 comentários:

Postar um comentário