Cientistas lançam uma explicação mais simples sobre a matéria escura

Uma nova hipótese foi levantada por cientistas em relação à matéria escura e que de certa forma é algo bastante simples, tudo não passaria de uma ilusão formada pela polarização gravitacional do vácuo quântico.

A presença e distribuição de matéria escura e sua essência ainda são um problema, pois apesar das evidencias indiretas para a sua existência.

Os cientistas têm duas hipóteses para explicar estas anomalias, a primeira é que a própria existência da matéria escura, que apesar de invisível mantém interação gravitacional com a matéria comum, e a segunda é que seria uma violação da lei da gravidade em larga escala. Agora um físico do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, Dragan Slavkov Hajdukovic aponta uma terceira explicação possível que não requer a presença de qualquer matéria escura ou a revisão da lei da gravidade.

A hipótese levantada é que matéria e anti-matéria tem cargas gravitacionais de cargas diferentes, e, portanto se repelem gravitacionalmente, elas formam um dipolo gravitacional e assim como os dipolos elétricos ou magnéticos a gravidade dos pólos podem afetar o campo externo, neste caso o campo gravitacional da matéria bariônica normal, ou seja, estrelas de grande massa.

Ao sofrer esta influência gravitacional os dipolos virtuais começam a estabilizar-se, o que gera um impulso extra, fazendo com que as estrelas e galáxias se moverem de forma diferente do que os cálculos clássicos apontam o que cria um efeito evidente da presença de uma massa invisível. O resultado deste estudo como os cálculos apresentados foram publicados na revista ASTROFÍSICA E CIÊNCIA ESPACIAL Volume 334, Número 2.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário