As primeiras Eras da Terra

O primeiro período que conhecemos sobre a Terra é o Pré-Cambiano, este abrange aproximadamente 87% da história da Terra, onde tem duração desde 4,6 bilhões de anos até 570 milhões de anos atrás.
Depois de todas as transformações que a Terra sofreu durante a Era Hadeninea do Período Pré-Cambriano, que envolveu teorias já vistas como as “Terra primitiva”, “Processo de diferenciação”, “Formação sistema Terra-Lua”; parte-se para a era Arqueana.
Na Era Arqueana, grande parte das rochas da superfície terrestre já haviam resfriado e parte da água formara um oceano através de sua condensação; ainda assim, a atividade vulcânica ainda era constante e dava origem à diversas ilhas, que com o movimento do manto eram empurradas umas na direção das outras.
Tapetes Bacterianos
Nesta época, a atmosfera ainda era pobre em oxigênio; mas devido à presença de querogênio (matéria orgânica degradada) nas rochas, começaram a surgir no oceano alguns seres unicelulares, conhecidos como cianobactérias. Estes seres eram anaeróbicos e alteravam lentamente a composição da atmosfera, pois assimilavam o dióxido de carbono existente e transformavam-no em oxigênio livre.
Através dos fósseis e dos estudos das cianobactérias atuais, consegue-se identificar também bactérias que no fundo das águas retem grãos bem finos de sílica ou calcário e quando o local fica carregado de areia, migram para outro lugar e acabam formando os tapetes bacterianos.
Com a alteração de alguns organismos que passaram a fotossintetizar, houve um acúmulo de oxigênio nas águas onde alguns elementos passaram a reagir com este oxigênio, iniciando um processo de oxidação e com o passar do tempo, alterando o ambiente físico de redutor para oxidante.
A seguir, inicia-se a Era Proterozóica, há cerca de 2,5 bilhões de anos, e que tem como marco alterações nas características das rochas, possibilitando a identificação de dois super continentes distintos e relativamente estáveis. Este período teve épocas conturbadas, onde duas glaciações atingiram os continentes e ambas sem causa conhecida ainda.
O processo de oxidação iniciado no Arqueano, ajudou a Era Proterozóica a ser denominada Idade do Ferro, pois nessa época diversas deposições de camadas desse elemento foram formadas, conhecidas hoje como “BIFs” (Bounded Iron Formations) e muito exploradas pelo comércio.
Quanto à vida, fósseis indicam a presença de colônias de bactérias nesta época, juntamente com as cianobactérias e alguns fungos; e posteriormente, nota-se o surgimento das primeiras algas verdes (clorofíceas), originando os primeiros organismos eucariontes. Junto com estas algas, também surgiram outros seres, conhecidos como Fauna Ediacariana, e seriam os mais antigos animais multicelulares encontrados.
Acredita-se que a Fauna Ediacariana representaria o fim da Era Proterozóica, onde diversos organismos se extinguem e novos surgiriam na Era Paleozóica. Mas com todas as mudanças de ambiente ocorridas no Pré-Cambriano, surge a Hipótese de Gaia, onde Gaia seria a Terra viva que procura manter um ambiente de equilíbrio entre a vida e o mundo inorgânico, e que, se não houvesse vida, este equilíbrio também não existiria.
Outra hipótese também apareceu, esta pela falta de informação sobre as formas e posições dos continentes, denominada Ciclo dos Continentes, onde acredita-se na formação de um super continente que fragmentou-se criando um sistema de fossas tectônicas (rifts) onde o mar penetrará, causando o estiramento da crosta oceânica e a deriva, ou seja, distanciamento dos fragmentos, finalizando o período Proterozóico; mas que posteriormente haveria a colisão desses continentes, formando novamente um super continente que ficará conhecido como Pangea.
Super continente Pangea

Divisão da Pangea em Gondwana e Laurásia

Percebe-se assim, que à medida que se expande, a vida altera a composição, a temperatura e a natureza química da atmosfera, e ainda, como conseqüência, também altera a composição, a estrutura e a diversidade da superfície da Terra.

By: Chris

0 comentários:

Postar um comentário