Aranha macho de viúva negra desenvolveu nova técnica para não ser devorado pela fêmea

Segundo cientistas da universidade de Nebraska, a aranha macho da viúva negra desenvolveu uma nova técnica para não ser devorado por sua companheira após o ato sexual.

Os machos têm procurado fêmeas que tenham se alimentado recentemente. As viúvas negras são bastante conhecidas pelo fato de que ao terminar a copula, ela devora o macho imediatamente, agora com esta pesquisa foi revelada uma reviravolta rara na luta pelo poder sexual, o macho da espécie tem o poder de escolher uma parceira.

Os cientistas viajaram até o Arizona para estudar o latrodectus Hesperus, a viúva negra americana, e o que foi constatado era o mecanismo desenvolvido pelos machos, eles detectavam um tipo de produto químico existente sobre a teia da fêmea e determinava se ela estava bem alimentada ou não, aumentando assim as chances de não ser devorado.

O Dr. Chad Johnson que liderou as pesquisas elaborou testes para analise comportamental das aranhas, nestes experimentos eram colocadas aranhas fêmeas em diversas teias, umas bem alimentadas e outras com fome.

Boa parte dos machos não chegou perto das teias das aranhas fêmeas famintas, o que fez com que os cientistas deduzissem que existe algum tipo de química liberado nas teias que faz com que o macho reconheça quem esta bem alimentada, e assim aumentar sua chance de sobrevivência.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário