Animais que vivem em grupos igualitários são mais longevos

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv e publicado recentemente mostra que o damão-do-cabo, mamífero herbívoro que vive na África e Oriente Médio, vive mais quando faz parte de grupos mais igualitários. A igualdade de relação importa mais que o tamanho do grupo.

Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram dados comportamentais coletados durante 11 anos de damões-do-cabo que vivem na reserva natural En Gedi, em Israel.

Os damões-do-cabo tem um forte traço social e os pesquisadores puderam observar que eles se organizam em sociedade de diversas formas. Em algumas, os animais mantém relações iguais uns com os outros. Em outras, alguns poucos tem claramente relações mais fortes com o resto do grupo, deixando outros membros solitários. Os que vivem em grupos mais iguais vivem muitos anos a mais.

Os pesquisadores não sabem com certeza o motivo desse fenômeno. Eles descartam que os damões-do-cabo mais isolados sejam vítimas de predadores ou não tenham acesso a benesses que grupos mais organizados conseguem prover. Uma possível explicação é o estresse, causado pelo fato poucos membros do grupo terem o controle: “Podemos apenas especular, mas é conhecido o fato de que alguns animais tem a saúde afetada pelo estresse”, disse Amiyaal Ilany, um dos pesquisadores responsável pelo estudo, à revista Wired. “Em grupos mais igualitários, as coisas tendem a ser mais calmas e com menos perseguições”, concluiu.

Fonte: Revista Galileu

0 comentários:

Postar um comentário