Sapo considerado extinto surge após 85 anos

Oitenta e cinco anos depois da última observação do sapo do arco-íris - Ansonia latidisca – os cientistas conseguem fotografias inéditas da rara espécie de anfíbios.

As imagens foram captadas em florestas na província de Sarawak na Malásia, onde os pesquisadores encontraram três sapos dessa espécie em árvores.

A motivação da pesquisa surgiu a partir da divulgação de uma lista dos 10 animais mais procurados pela Conservação Internacional Global de Anfíbios Desaparecidos, esta publicação apresentava anfíbios que não eram observados há mais de 10 anos. Antes de obter sucesso, os pesquisadores da Malásia Universiti Sarawak já haviam investigado uma área de aproximadamente 1330 metros.

Até que em uma noite um dos estudantes que integrava a equipe de pesquisadores encontrou o tão procurado sapo a dois centímetros de altura em uma árvore. Os biólogos afirmam que descobertas como estas são de extrema importância para a manutenção da saúde dos ecossistemas, já que os anfíbios são um dos principais indicadores da saúde ambiental e cujos benefícios aos seres humanos não devem ser subestimados.

Os três sapos encontrados estavam em árvores diferentes. Os cientistas se emocionaram com as imagens, e consideram ser um verdadeiro privilégio a possibilidade de observar estes anfíbios em seu habitat após quase 90 anos.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário