Museu em Londres exibe borboleta metade fêmea e metade macho

Até o dia 11 de setembro, os visitantes do Museu da História Natural de Londres poderão ver algo muito raro: uma borboleta hermafrodita, ou seja, metade macho e metade fêmea. Ela acabou de sair do período de incubação e, para se ter uma ideia de como é especial, apenas 0,01% das borboletas tornam-se hermafroditas. No museu de Londres, são 200 borboletas desse tipo dentro do acervo de 4,5 milhões.

Na foto, o lado esquerdo, mais escuro, corresponde à poção masculina. Já o lado direito, mais colorido, é a porção feminina. A borboleta possui órgãos sexuais de ambos os gêneros e até suas antenas são cada uma de um tamanho.

Esse fenômeno ocorre devido a uma falha na hora da divisão de cromossomos no processo de fertilização da borboleta. Luke Brown, funcionário responsável pelas borboletas no Museu da História Natural de Londres, disse em entrevista à BBC que “saltou pelas paredes” quando soube que umas das borboletas tinha se tornada hermafrodita. Brown já viu saírem do período de incubação mais de 300 mil borboletas, e essa foi a terceira vez que uma delas surgiu com os dois sexos.

A exibição vai até dia 11 de setembro, mas quem quiser vê-la deve se apressar. As borboletas tem um período de vida de um mês. Assim que ela morrer, irá fazer parte do acervo do museu.

Fonte: Revista Galileu

0 comentários:

Postar um comentário