Meteorito possui os requisitos necessários para a construção da vida

A hipótese de que o início da vida na Terra pode ter sido semeado nas estrelas recebeu um grande impulso, já que os cientistas da British Columbia identificaram moléculas orgânicas.

O referido meteorito caiu em janeiro de 2000. Ao penetrar a atmosfera terrestre, transformou-se em uma bola de fogo explodindo em mais de 500 fragmentos que caíram no lago Tagish. A análise destes fragmentos revelou compostos básicos que podem ter dado origem à vida na Terra; dentre eles aminoácidos, açúcares, e hidrocarbonetos.

Esse meteorito é o único exemplo não contaminado encontrado pelos pesquisadores. Graças às ações rápidas os cientistas descobriram compostos orgânicos nos fragmentos. O meteorito foi formado a partir de pedaços de gelo presos em torno da órbita de uma estrela, após milhares de anos o aquecimento do gelo teria originado os compostos encontrados. As amostras estudadas possuíam matéria orgânica com propriedades distintas das relacionadas à maioria dos asteroides.

Um estudo como esse é importante porque auxilia na comprovação de hipóteses sobre a origem da vida na Terra relacionada a corpos extraterrestes. Até o momento a pesquisa afirmou a possibilidade de existência das substâncias orgânicas em meteoritos, além de intensificar os estudos sobre vida em outros planetas.

Fonte:  Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário