Lesmas comidas por pássaros sobrevivem à digestão

Imagine comer um animal e depois vê-lo sorrindo de volta pra você, ileso, da privada.

Algo parecido acontece com pássaros que comem lesmas, segundo pesquisa recente que mostra que as lesmas podem sobreviver à passagem pelo trato digestivo do pássaro.

Uma lesma ainda chegou ao ponto de dar à luz novas lesminhas após sua jornada pela barriga do pássaro.

O estudo, publicado na última edição do Journal of Biogeography, mostra como a caça, em alguns casos, pode não ser tão ruim para a presa. Há muito tempo se sabe que algumas sementes consumidas pelos pássaros sobrevivem à digestão e geram plantas fortes após serem dispensadas nas fezes. Como a semente fica envolta em fertilizante, acaba se realizando um processo natural de agricultura.

Essa pesquisa mostra como pelo menos alguns moluscos se beneficiam de uma série parecida de eventos.

Para a pesquisa, liderada pelo pesquisador Shinichiro Wada, da Universidade Tohoku, mais de 174 lesmas terrestres (Tornatellides boeningi) foram dispostas como alimento para duas espécies de pássaros, o Zosterops japonicus e Hypsipetes amaurotis. “14,3% e 16,4% das lesmas, respectivamente, sobreviveram ao sistema digestivo dos pássaros”, escreveram os pesquisadores, acrescentando que uma lesma deu à luz após passar por essa viagem no mínimo estranha.

Essa espécie de lesma (você pode ver a foto de uma aqui) é predominante nas Ilhas Ogasawara, sul de Tóquio, onde também vivem os pássaros.

Os cientistas concluíram “que as lesmas terrestres podem realmente sobreviver ao trato digestivo dos pássaros”.

Fonte: Discovery Notícias

0 comentários:

Postar um comentário