Expedição nas Filipinas revela 300 espécies desconhecidas

Em uma expedição de 42 dias, pesquisadores da Academia de Ciências da Califórnia descobriram mais de 300 espécies novas de seres vivos. Na mais longa campanha exploratória da entidade foram descobertos lesmas do mar, tubarões e novos corais. Os cientistas ficaram apenas na maior ilha filipina, Luzon – o país conta com mais de 7 mil ilhas.

O objetivo do projeto é descobrir, catalogar e divulgar o novos seres vivos já muito ameaçados pela ação humana e mudanças climáticas na região. Confira alguns dos animais encontrados nas proximidades da ilha.

Tubarão inflável
Esse tubarão tem uma dieta saudável composta quase que exclusivamente de camarões. Mas o refinamento de seu cardápio não é sua única característica curiosa, ele infla seu estômago com água para ganhar tamanho e espantar predadores.


Ao contrário do que parece, o ser nessa imagem não é um brócolis gigante e cor de rosa, mas um animal de meio metro de altura que habita o fundo do mar. O coral rosa ainda não foi identificado, e fa parte, provavelmente, de uma espécie nova e rara.



Molusco tóxico
Essa lesma do mar é uma nova espécie de Phyllidia nudibranch. O molusco de corpo mole não precisa de um concha dura para se proteger de predadores, como seus parentes próximos. Ele libera toxinas que deixam as amaeças longe.


Outra lesma
Mais uma lesma do mar descoberta sob as águas filipinas. Essa é uma espécie muito colorida de Nembrotha nudibranch.




Verme colorido
O verme multicolorido acima é encontrado entre os corais filipinos e pode ser uma nova espécie.


Fonte: Revista Galileu

0 comentários:

Postar um comentário