Encontrada estrela que expulsa água a enormes velocidades

Astrônomos identificam uma estrela jovem, localizada a 750 anos luz do nosso planeta, que joga água a alta velocidade em mudanças de fases repetidas diversas vezes.

As gravações incomuns foram realizadas pelo telescópio espacial Herschel. As observações se tornaram possíveis através da análise da radiação infravermelha emitida pelas nuvens que circundam o sol.

A equipe de astrônomos holandeses – responsáveis pela pesquisa – encontrou na poeira a presença de átomos de hidrogênio e de oxigênio, elementos que compõem a água. As moléculas estavam em movimento em volta da estrela e depois eram expulsas a partir dos pólos a uma velocidade aproximada de 200 milhas por hora.

Ao considerar precisamente o movimento dos compostos em torno da estrela, os cientistas concluíram que a água é formada na superfície do astro. A temperatura da estrela atinge uma média de 100.000° Celsius mantendo a água no estado gasoso.

O gás quente ao entrar em contato com um material mais frio presente nas proximidades da estrela, as partículas de oxigênio e hidrogênio sofrem uma rápida condensação e a água passa para o estado líquido. Os pesquisadores afirmam que além da velocidade da mudança de estado físico a quantidade de água liberada também é surpreendente, chegando a superar em milhões de vezes o volume contido na Amazônia. Esse processo pode contribuir para a constituição de novas estrelas.

O estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Leiden foi publicado na revista especializada Astronomy & Astrophysics.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário