Cientistas descobrem rotação na formação do universo

Pesquisadores da Universidade de Michigan afirmam que no momento inicial da formação do universo, este teria girado e deixado marcas observáveis até hoje.

Os cientistas coletaram dados sobre o sentido da rotação de mais de 15 mil galáxias a partir do pólo norte da Via láctea. A pesquisa faz parte de um projeto internacional denominado "Sloan Digital Sky Survey".

Através das observações, os cientistas identificaram a existência de uma quantidade excessiva de galáxias cuja rotação ocorreu no sentido anti-horário. O efeito pode ser percebido a uma distância de 600 milhões de anos-luz da Terra. Para Michael Longo, um dos responsáveis pelo estudo, os resultados são importantes por apresentarem novas perspectivas sobre a Teoria do Big Bang.

Os detalhes da pesquisa foram publicados na revista Physics Letters B, e apresentam uma nova teoria sobre a quebra da simetria no universo. Para os coordenadores do estudo, a quebra foi resultado da rotação que ocorreu no universo no momento de seu surgimento.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário