Mais dois elementos químicos na tabela periódica

Após mais de dez anos de pesquisa, um comitê internacional de químicos e físicos anunciou oficialmente que mais dois elementos foram adicionados à tabela periódica. São eles os ultra pesados elementos 114 e 116, que com massas atômicas de 289 e 292, respectivamente. Momentaneamente, receberam os nomes de ununquadium e ununhexium, mas suas denominações definitivas ainda serão definidas.

Com a descoberta, feita por cientistas russos do Joint Institute for Nuclear Research, da cidade de Dubna, uma mudança importante ocorreu na tabela periódica: roentgênio e copérnico, que eram os elementos mais pesados até então, com massa atômica de 285 e 272, perderam seus postos para os elementos 114 e 116. Lembrando que a massa atômica é a soma do número de prótons e nêutrons do núcleo de um átomo.

Tanto 114, quanto 116 são radioativos. Eles existem apenas por menos de um segundo, antes de perderem massa e assim decaírem para elementos mais leves. Seguindo a progressão da tabela, o elemento 116 decai para o 114, que por sua vez se transforma em copérnico.

Todos estes elementos são artificiais, ou seja, não são encontrados na natureza e foram produzidos pelo homem, em laboratório. Todo elemento químico com número atômico (que é o número de prótons em seu núcleo) maior que o do urânio, que é de 92, é artificial. Esses elementos têm como característica serem radioativos e decaírem em até frações de segundos em substâncias mais leves.

Como exceção a regra de que elementos com número atômico maior que 92 não são encontrados na natureza, alguns traços efêmeros de neptúnio e plutônio pode ser encontrados no minério do urânio.


Pesquisa. Os estudos acerca desses elementos contam com mais de uma década. No ano de 1999, cientistas russos bombardearam o isótopo 244 do plutônio com cálcio 48 e assim produziram um único átomo de 114, que logo decaiu. Foram necessários dez anos de estudos e três de revisões para que a International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) e a International Union of Pure and Applied Physics reconhecessem, no dia 1 de junho, os elementos como oficiais.

Diversos estudo sobre elementos que seriam o 113, 115 e 118 já foram apresentados ao mesmo comitê que oficializou 114 e 116. Os cientistas afirmam que os indícios são bons, mas ainda não encaixam em todos os quesitos para serem declarados novos elementos químicos.

Nomes. Os cientistas russos sugeriram os nomes de flerovium para o elemento 114, em homenagem ao químico russo Georgy Flyorov, e moscovium para o 116, em referência clara à capital do país.

Fonte: Revista Galileu

0 comentários:

Postar um comentário