Ímãs podem prevenir ataques cardíacos

Mesmo com os avanços significativos da medicina moderna o número de pessoas que sofrem ataques cardíacos ainda é considerado elevado. Estes ataques são difíceis de prever e atualmente representam a principal causa de morte em mulheres.

A baixa oxigenação nos músculos do coração pode aumentar os riscos de um infarto; e os medicamentos disponíveis para quadro clínicos como estes são restritos e apresentam muitos efeitos colaterais.

Estudo recente liderado pelo professor Rongjia Tao da Universidade de Temple – Filadélfia – expõe uma técnica mais viável e segura para diluir o sangue humano, submetendo-o a um campo magnético. Segundo Tao, este método fornece uma maneira eficaz de controle da viscosidade do sangue em um intervalo de tempo determinado.

Os pesquisadores descobriram que o campo magnético polariza os glóbulos vermelhos e os une em cadeias curtas. O líder da pesquisa explica que isto ocorre devido a maior susceptibilidade magnética da hemoglobina ao ser imersa em um campo de força. As descobertas foram publicadas na revista Physical Review. Outros estudos serão elaborados para aprimorar a técnica e identificar seus possíveis efeitos colaterais, mas até o momento os resultados são bastante positivos.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário