Como distinguir um dinossauro macho de uma fêmea?

Paleontólogos desenvolveram novo método para distinguir o sexo de um dinossauro.

De acordo com os pesquisadores as bases para a identificação estão nas análises das partes superiores e dos membros posteriores. A coautora do estudo Suzanne Maidment, do Museu de História Nacional em Londres, afirma que os ossos ligados músculos apresentavam diferenças na forma e no tamanho da estrutura óssea que indicam também diferenças na massa muscular.

Os paleontólogos na maioria das vezes recebem apenas um fóssil, fato que não permite comparações. Porém os últimos achados foram considerados um golpe de sorte por parte dos cientistas que descobriram numerosos vestígios do Kentrosaurusaethiopicus. Foram encontrados 50 quadris com aproximadamente 150 milhões de anos. Os cientistas afirmam que estes fósseis permitiram mostrar que a extremidade posterior dos ossos dos dinossauros adultos apresentam diferenças significativas que permitem dividí-los em dois grandes grupos.

Os fósseis de dinossauros mais jovens não se enquadram nesses grupos. Segundo os estudiosos isto significa que esses dinossauros provavelmente possuiriam características sexuais secundárias em formação. Os resultados foram publicados no JournalofVertebratePaleontology.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário