Cientistas encontram animais de uma das espécies mais antigas do mundo

Os animais da espécie Triops cancriformi, considerados um dos mais antigos animais na face da Terra, foram encontrados na reserva ambiental de Caerlaverock, na Escócia. Pesquisadores encontraram duas colônias dos camarões de origem pré-histórica e, de acordo com o site britânico The Guardian, acreditam que possa haver mais representantes da espécie por perto.

Cientistas acreditam que estes camarões, também conhecidos como camarões-girino, fazem parte de uma das linhagens de animais mais antigas existentes na Terra e, segundo os cientistas, sofreram poucas modificações no período de 200 milhões de anos habitando o planeta.

Os camarões-girino podem chegar a 10 centímetros de comprimento e vivem em piscinas naturais de água que se formam durante a maré cheia, onde colocam seus ovos. Quando a maré baixa e a água seca, os adultos morrem e apenas os ovos sobrevivem até que a poça volte a ter líquido.

Pesquisadores da Universidade de Glasgow encontraram os animais por acaso enquanto recolhiam amostras de lama. O material coletado era seco e foi depois colocado em tanques cheios de água. Duas semanas depois, viram que no recipiente havia surgido um camarão vivo.

Biólogos acreditavam que os animais encontrados poderiam ser sortudos sobreviventes, mas a descoberta foi importante para constatar que os ovos do camarão-girino podem sobreviver por anos sem água. Além disso, a espécie tem mais uma ajudinha da natureza: ela tem órgãos reprodutores masculinos e femininos. Assim, um só ovo pode repovoar uma área inteira sozinho.

Fonte: Revista Galileu

0 comentários:

Postar um comentário