As aves possuem cores em suas penas que são invisíveis aos seres humanos

Uma pesquisa publicada na revista Behavioral Ecology mostrou que as aves possuem uma extraordinária capacidade de ver as cores que são imperceptíveis aos seres humanos.

Os cientistas já sabiam que os pássaros possuem cones de cores adicionais em seus olhos, o que permite ver uma quantidade de cores mais detalhadas. A novidade é que foi descoberta a capacidade de ver cores que os seres humanos não podem como as ultravioletas.

As teorias evolucionistas afirmam que as aves evoluíram para alcançar cores mais deslumbrantes, combinando pigmentos como a melanina (proteína que dá também a cor na pele de nós humanos), carotenóides provenientes dos alimentos amarelados ou alaranjados que eles consomem e pigmentos estruturais, como os encontrados nos olhos azuis dos seres humanos.

A pesquisa revelou que muitas aves possuem cores amarelas e vermelhas ultravioletas, que não são visíveis aos humanos, mas que outras aves conseguem ver e se identificar plenamente. “Nossas roupas eram muito sem graça antes da invenção dos corantes de anilina, mas depois a cor se tornou acessível e barata e ocorreu uma explosão de roupas coloridas, que usamos até hoje. O mesmo acontecimento parece ter ocorrido com as aves na escala evolutiva”, diz Richard Prum, professor de ornitologia, ecologia e biologia evolutiva da Universidade de Yale.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário