Anzóis com repelente de tubarões reduzem pesca acidental

Pergunte ao personagem de Robert Shaw, Quint, no primeiro filme Tubarão: fisgar um desses animais nunca acaba bem.

Felizmente, cientistas desenvolveram um novo tipo de anzol que deve reduzir o número de tubarões apanhados acidentalmente durante a pesca comercial. O anzol SMART (sigla em inglês para Anzol Seletivo Magnético Tratado com Repelente) combina duas tecnologias, o magnetismo e um metal repelente. Incorporados a anzóis padrão, eles são capazes de interferir no sentido elétrico altamente sensível dos tubarões, localizado no focinho.

Ao evitar esses anzóis, os tubarões deixariam as iscas intactas para outros peixes com maior valor comercial, como o atum, que não possui esse sentido elétrico e não será afetado pelo anzol.

Com o apoio de uma bolsa da National Science Foundation (NSF) e Small Business Innovation Research (SBIR), em 2010 o pesquisador da Shark Defense, Patrick Rice, realizou uma série de testes com cações-martelo. Eles recebiam iscas presas a anzóis normais e aos anzóis SMART, ambos sem as farpas para não machucarem os tubarões.

Um total de 50 testes com dois grupos diferentes de tubarões revelou que houve uma redução de 66% das iscas nos anzóis pequenos, usados na pesca recreativa, e de 94% nos anzóis grandes, de tamanho comercial. Os anzóis maiores foram capazes de incorporar mais magnetismo e metais repelentes, o que provavelmente contribui para a maior porcentagem de redução de iscas.

"Combinar um repelente magnético com um repelente galvânico é muito importante, já que muitos estudos demonstram que os tubarões reagem de forma diferente a ímãs ou metais isolados”, explicou Craig O'Connell em um release de imprensa da Shark Defense.

O'Connell pesquisa os efeitos do magnetismo em tubarões para a Shark Defense e publicou estudos sobre o assunto.

"Existem muitas espécies de tubarões e eles procuram presas de diversas formas”, acrescenta. "Disponibilizar dois repelentes aumenta as chances de os tubarões se afastarem”.

Fonte: Discovery Notícias

0 comentários:

Postar um comentário