Tarântulas escalam paredes como o Homem-Aranha

Pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, descobriram que tarântulas produzem teias na ponta de suas patas para manter o equilíbrio em suas escaladas, assim como o Homem-Aranha. Essa espécie de aracnídeo utiliza pouco sua teia, apenas para fazer e proteger sua toca.

Os cientistas não sabiam se as tarântulas produziam a teia na ponta das patas ou se recolhiam a teia da fiandeira, utilizando como se fosse uma cola. Para descobrir, os pesquisadores colocaram tarântulas em um tanque limpo e seco, equipado com lâminas de microscópio. Eles inclinavam o tanque para que os animais deslizassem ligeiramente pelas paredes, além de filmarem todo o processo.

As gravações mostraram qua apenas as patas das aranhas tocavam as paredes do tanque. Além disso, ao analisarem as lâminas de microscópio, os pesquisadores identificaram resquícios de teia nas pegadas das tarântulas.

As patas de três diferentes espécies de tarântulas (Grammostola rosea, Poecilotheria regalis e Brachypelma auratum) também foram estudadas em um microscópio de elétrons e fusulas (glândula que controla a grossura e a velocidade com que a teia será produzida pela fiandeira da aranha) foram encontradas em meio aos pelos.

Fonte:  National Geographic

0 comentários:

Postar um comentário