Encontrado o gene que é responsável exclusivamente pelo desenvolvimento do cérebro humano

Segundo pesquisadores, o gene laminina Gamma-3 é o responsável por desenvolver o cérebro.

O estudo mostra que este gene provoca as dobras e pequenas ondulações existentes no nosso cérebro, que ajudam a nossa capacidade de reter memória e de pensar complexamente.

A pesquisa só foi possível devido à análise de um paciente da Turquia que, surpreendentemente, não possui tais dobras. Cientistas da Universidade de Yale, em Connecticut EUA, diz que graças ao turco possuir essa diferenciação cerebral, foi possível entender que este gene específico sofreu uma mutação no seu corpo.

O professor Murat Gunel, declarou a revista Nature Genetics: “A demonstração do papel fundamental deste gene no desenvolvimento humano nos dá mais um passo para resolver o mistério da jóia da caroa da criação: o córtex cerebral”. É importante salientar que estas dobras cerebrais só são vistas em mamíferos que possuam o cérebro grande, como golfinhos e macacos, e de forma mais desenvolvida no ser humano.

Aparentemente a mutação ocorre no período embrionário, pois é nesta fase da vida que algumas características celulares das células nervosas, como os dendritos que formam sinapses e transmitem impulsos nervosos, se maturam.

Murat Gunel ressalta ainda que: “Embora o mesmo gene esteja presente em organismos inferiores, em cérebros lisos, como em ratos, de alguma forma houve uma mutação para adequar novas funções para o córtex occipital, levando a formação de pequenas dobras, encontradas no cérebro humano”.

As pesquisas pretendem avançar para formar um modelo mais fidedigno do cérebro humano em computadores. Chamado de Projeto Cérebro Humano, a nova pesquisa pretende receber 1 bilhão de dólares para avançar as pesquisas e entender o cérebro humano à nível nunca antes visto, levado a esperança para curas de algumas doenças como o mal de Parkinson.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário