Corpo do ouriço funciona como um grande olho


O ouriço tem um sistema de visão distribuído por todo seu corpo, revelou um estudo.

Cientistas da Itália, Noruega, Suécia e Alemanha se dedicaram à pesquisa. A dúvida era: como os invertebrados marinhos reagem à luz sem ter nenhuma estrutura parecida com o olho?

O mistério havia crescido depois de uma análise genética do ouriço roxo da Califórnia (Strongylocentrotus purpuratus), que revelou que esses animais têm um número grande de genes relacionados ao desenvolvimento da retina - tecido sensível à luz que existem no globo ocular das pessoas e dos vertebrados. O animal tem cerca de 23 mil genes associados à visão.

O grupo de cientistas descobriu que o ouriço roxo tem um sistema único de visão, baseada em células que estão distribuídas em sua pele e funcionam coletivamente como uma retina. Essas células sensíveis à luz estão concentradas na ponta e na base dos seus "pés" em formato de tubo, usados para caminhar e manipular alimentos.

Cada pé tem 140 células sensíveis à luz - no corpo todo, são 200 mil dessas células. Ao longo desses pés estão os nervos que se ligam a um anel central de nervos. É um sistema distribuído que funciona sem um cérebro central.

Para saber mais, veja o estudo, publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences de 2 de maio.

Fonte: National Geographic

0 comentários:

Postar um comentário