As formigas e a manutenção do equilíbrio biológico do nosso planeta

Atualmente são conhecidas cerca de 12.000 espécies de formigas e estas vivem em praticamente todos os locais da Terra, inclusive no Deserto do Saara.

São encontradas sempre em comunidades com grande número de indivíduos e seguindo uma organização perfeita. Mesmo conhecendo inúmeras formigas e convivendo muitas vezes com elas, muitos de nós não faz idéia da importância destes pequenos insetos na manutenção do equilíbrio do nosso ecossistema.

Estes animais são responsáveis, dentre outras coisas, pela ventilação e mistura do solo – fator que contribui para a difusão da matéria orgânica -, além de aumentar a infiltração da água e manter o ambiente saudável. A construção de túneis subterrâneos também colabora para o fluxo de material orgânico no solo.

As formigas são conhecidas por apresentarem organização social; suas colônias sempre bastante populosas podem ser encontradas em ambientes como madeira morta, embaixo do solo e até mesmo em nossas residências a partir das plantas.

Esses insetos vivem em perfeita harmonia com diversas espécies de vegetais em uma relação proveitosa para ambas as partes. As formigas são responsáveis por fertilizar o solo e auxiliar na polinização. Cerca de 50% das plantas herbáceas dependem da colaboração destes insetos para a dispersão de suas sementes. As plantas fornecem alimento, proteção e local para as formigas formarem seus ninhos. As formigas são ainda recicladoras naturais. Esses insetos são realmente benéficos e contribuem de forma fascinante para manutenção do equilíbrio biológico do nosso planeta.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário