Salamandra possui algas vivendo em harmonia dentro de seu corpo


Em estudo divulgado na revista Proceedings, da Academia Nacional das Ciências, pesquisadores descrevem a relação de cooperação mútua entra as salamandras e as algas verdes.

A pesquisa desenvolvida na Universidade de Dalhousie apresenta a interação entre as salamandras e as algas que vivem no interior de suas células. Este tipo de evento é típico em espécies de invertebrados; o caso da salamandra e das algas é o primeiro que se tem relato em que estas invadem o corpo de um animal com espinha dorsal. Para os pesquisadores este tipo de associação era impossível, visto que o sistema imunológico dos vertebrados é bem desenvolvido e a qualquer alerta de corpo estranho aciona um ataque ao invasor.

Mesmo possuindo sistema imunológico mais especializado, as algas verdes conseguem burlá-lo quando este ainda não completou o seu desenvolvimento. Elas se aderem às células animais na fase embrionária da salamandra. Além disto, as salamandras oferecem menos risco, pois seu sistema de defesa é deficitário. As algas penetram nos embriões e permanecem em suas células até a fase adulta.


Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário