Rápido aquecimento do planeta pode ocorrer antes do esperado

Cientistas da Universidade da Califórnia desenvolveram estudo comprovando que o planeta pode está próximo de sofrer uma alteração significativa nas médias térmicas.

As alterações nas temperaturas do nosso planeta ocorrem em decorrência das modificações no ciclo do carbono, os oceanos redistribuem o elemento para a atmosfera, fenômeno que levava milhões de anos para ocorrer. Mas as interferências humanas nas taxas de carbono podem estar apressando o processo.

Os pesquisadores analisaram amostras de lodo da costa sul-americana. Os sedimentos apresentam colorações diferentes de acordo com as temperaturas do planeta, os que registram tempos de aquecimento são de cor cinza. Através das pesquisas os cientistas identificaram que a terra passou por uma elevação de cerca de 7º Celsius há aproximadamente 55 milhões de anos. Este aumento nas temperaturas levou a extinção de inúmeras espécies.

Além das altas mudanças térmicas, o estudo identificou que o planeta sofreu varias alterações menores, de aproximadamente 3º Celsius, mas não menos devastadoras. Esta descoberta surpreendeu a comunidade científica; até então se acreditava que apenas as grandes elevações térmicas tinham ocorrido. Surpreendeu e preocupou, pois de acordo com dados da mesma pesquisa as pequenas e médias alterações ocorreram em situações similares a que o planeta Terra vivencia hoje. Os oceanos contemporâneos apresentam os mesmos níveis de acidificação dos tempos pré-históricos.

O estudo foi publicado na revista Nature e conclui que provavelmente em uma média de 100 anos a humanidade será posta a prova e sofrerá as conseqüências do aquecimento.

Fonte: Jornal Ciência

0 comentários:

Postar um comentário