Pesquisadores descobrem um dos maiores arcos naturais do mundo

Pesquisadores da Wildlife Conservation Society descobriram, em uma área remota do Afeganistão, uma das maiores estruturas naturais do mundo. Trata-se de um gigantesco arco de pedra, cuja base mede mais de 60 metros – número que o faz o 12º arco mais largo já encontrado.

“É uma das descobertas mais espetaculares já feitas nesta região. O arco é um emblema das maravilhas naturais que ainda podem ser descobertas no Afeganistão.”, diz Joe Walston, diretor do programa da WCS na Ásia.

Denominado de Hazarchishma Natural Bridge, a estrutura está localizada no planalto central do país, 3 mil metros acima do nível do mar. Segundo os pesquisadores, o arco é composto por camadas de rochas formadas entre o Período Jurássico (de 200 a 145 milhões de anos atrás) e o Eoceno (de 55 a 34 milhões de anos).

Com exatos 64,19 metros de largura, a nova descoberta geológica conseguiu desbancar o arco Outlaw, em Utah, nos Estados Unidos, que pulou para 13º lugar com seus 63 metros de base. Já o maior arco do mundo, o Fairy Bridge, está localizado na China e possui 122 metros.

Fonte: Revista Galileu

0 comentários:

Postar um comentário